dimanche 28 mars 2010

L´homélie du dernier Jour du Carême


Étant diacre de semaine, j´ai prêché hier matin, dernier jour de Carême pourrions-nous dire avant l´entrée dans la Semaine Sainte. Voilà l´homélie que j´ai prononcé :

Podemos distinguir no Evangelho de hoje, que se passa entre a Resurreição de Lazaro e o início dos eventos decisivos da Semana Santa, que todos os participantes à Paixão de Jesus estão prontos :


  • São Joâo nos diz que muita gente do campo são em Jerusalém para se preparar antes da Pascoá. Eles procuram Jesus, se reunem no Templo para fazer comentarios entre si sobre os eventos. Eles são como um público curioso antés um concerto ou um ato cultural. Eles vivem no barulho das rumores, das perguntas curiosas e superficiais. Eles estão prontos para participar a um espactaculo famoso e de grande qualidade. Mas eles são incapazes de perceber o que vai realemente se jogar nos próximos eventos.
  • Segundo, o grupo dos fariseus e dos sumos sacerdotes. Eles não são espactadores como a multidão presente na cidade. Eles são actores da peça, actores cheios de medo e de falses certezas, incapazes de fazer esforços para tentar de compreender Jesus coisas da vontade deles de guardar o poder sobre o nação. Eles são para nós o exemplo dessa attitude humana que vive na suficiência inteletual e espiritual, que não quer acolher a Palavra viva de Deus e suas consequências nas todas as dimensões da vida humana, e que não quer se converter.
  • Enfim, vemos Jesus, o actor principal da peça. Ele conhece as intenções dos fariseus e dos sumos sacerdotes de matã-lo. Ele se prepara interiormente a oblação total que vai fazer a Deus para a salvação dos homens. A sua maneira de se preparar é de se retirar na cidade de Efraim, perto do deserto, com os seus discipulos. Jesus está pronto para fazer a vontade de seu Pai. Mas, ele sabe que os seus discipulos não são. E antés de ir em Jerusalém, ele vai viver como um ultimo retiro com eles, para preparar o coração deles à superar a prova que vem.

Jesus repete aos discipulos o ensinamento de Ezequiel, que foi profeta durante a grande prova do exílio em Babilônia. Jesus quer mostrar aos seus discipulos que apesar da catástrofe iminente, Deus vai realisar suas promessas para o seu Povo eleito e bem-amado. Depois da catástrofe e suas consequências imediatas :

  • O Senhor Deus fará deles uma nação única no país,
  • O Senhor Deus os libertará de todo o pecado que cometaram em sua infidelidade e os purificará,
  • Eles serão o povo de Deus e o Senhor Deus será o seu Deus.
  • Seu servo Davi reinará sobre eles e haverá para todos eles um ùnico pastor,
  • O Senhor Deus fará com eles uma aliança de paz, que será uma aliança eterna.

Ezequiel anuncia para o Povo exilado um mistério de morte e de Resurreição, mistério que vai acontecer na morte e na Resurreição de Jesus. Jesus sabe todo isso, conhece a fragilidade dos seus discipulos e quer preparar eles até o momento decisivo da sua morte afim que eles possam viver isso com um olhar de esperança. Essa atitude de Jesus para com seus discipulos é uma atitude de compaixão, contraria á atitude dos fariseus e dos sumos sacerdotes. Jesus, cheio do Espírito de amor do Pai para os homens, é capaz de compreender os sofrimentos dos homens numa atitude de profunda comunhão com eles.
 
Essa atitude de compaixão de Jesus é essential para nós e especialmente para nós futuros sacerdotes. Jesus nos mostra aqui o que é um verdadeiro coração sacerdotal, « o coração de Deus num coração humano » segundo o Santo Cura d´Ars.
 
Para concluir esta homilia, gostaria de citar algumas palavras do Papa Bento XVI, pronunciadas durante sua lectio divina com o clero de Roma no início dessa Quaresma.
O Papa afirmou que « O Padre deve ser um ponte entre Deus e o mundo. O Padre deve ser um homem de Deus, deve conhecer Deus de perto, e conhece-o em comunhão com Cristo. No mesmo tempo, o sacerdote deve ser homem, homem em todos os sentidos. » O Papa precisa : «  O elemento essencial do nosso ser humano é a compaixão, o sofrer com os outros : esta é a verdadeira humanidade. Não é o pecado, porque o pecado nunca é solidariedade, mas é sempre uma não-solidariedade, um tomar a vida para mim mesmo, em vez de a doar. A verdadeira humanidade é participar realmente no sofrimento do ser humano, significa ser um homem de compaixão, isto é, estar no centro da paixão humana, carregar realmente com os outros os seus sofrimentos ».

Irmãos, durante essa Semana Santa que vai començar amanhã, contemplamos Cristo, o verdadeiro Homen e o Único Sumo Sacerdote, e a sua seguida, aprendamos a ser verdadeiros homens, homens de compaixão.

Amem.

2 commentaires:

  1. Merci pour cette homélie,

    Est il possible d'en avoir une traduction en français (ou latin) ?

    En union de prières

    RépondreSupprimer
  2. Et pour nous les Français ...
    LURE

    RépondreSupprimer

Cet article vous a intéressé, et vous souhaitez avoir de plus amples informations ? N'hésitez à laisser votre commentaire. J'y répondrai de mon mieux.
Bien à vous,

Diacono Francisco Javier